MINERODUTO

O Mineroduto é uma extensa tubulação que leva o minério de ferro extraído na Mina, em Conceição do Mato Dentro (MG), até o terminal de minério de ferro no Porto do Açu, em São João da Barra (RJ). Com 529 km de extensão, será o maior duto de minério de ferro do mundo, atravessando 33 municípios de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.

Impulso e freio

O tempo médio estimado para que o minério de ferro saia da Mina e chegue ao Porto é de quatro dias, a uma velocidade média de 6 km/h. Nesse trajeto, o minério, misturado à água, passa por diversas variações de terreno, com áreas planas e montanhosas, como a Serra da Mantiqueira. Assim, em alguns trechos é preciso impulsioná-lo e, em outros, freá-lo. Esse controle é feito nas estações de superfície do Mineroduto, que englobam as Estações de Bombas 1 e 2 (EB1 e EB2) e a Estação de Válvulas.

As estações de bombas têm a função de impulsionar a polpa de minério de ferro. A EB1, que fica em Conceição do Mato Dentro, dá o empurrão inicial, enquanto a EB2, em Santo Antônio do Grama (MG), terá o papel de impulsionar a polpa para atravessar a Serra da Mantiqueira. Já a Estação de Válvulas tem função oposta, ou seja, ela reduz a velocidade na descida da serra. Essa estrutura foi construída no município de Tombos, em Minas Gerais.

Detalhes do Projeto

  • Data: 28.02.2014
  • Localização: Santo Antônico do Grama, Minas Gerais, Brasil
  • Categoria: Consultoria, Verificação, Certificação de Redes PROFIBUS DP e DEVICENET e Parametrização de Devices Utilizando Software de Gerenciamento de Ativos
  • Investidor: IHM Engenharia e Sistemas de Automação LTDA

SEGURANÇA

A segurança é nosso principal valor, colocado em primeiro lugar em tudo o que fazemos. Nossa principal meta é trabalhar sem que ocorra nenhum acidente, meta chamada Zero Lesão. Acreditamos que todo tipo de incidente pode ser evitado. Por isso, colocamos em prática diversas ações para garantir nossa segurança e a do colega de trabalho, além de aprendermos com nossos erros.

Esse cuidado é diário e constante. Fazemos os Diálogos Diários de Segurança em nossas operações, um bate-papo que ocorre todos os dias antes de iniciarmos nosso trabalho. Também promovemos campanhas para os empregados e comunidades vizinhas ao Minas-Rio e seguimos todas as normas de segurança das atividades que exercemos. Fazemos ainda o Dia Mundial da Segurança, data em que paramos nossas atividades para pensar sobre nosso trabalho e avaliar as medidas que podemos adotar para torná-lo cada vez mais seguro.

Anglo American.
Disponível em: http://minasrio.angloamerican.com.br/o-projeto/mineroduto/