Projeto Minas Rio

O Projeto Minas-Rio está em operação nos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro e tem capacidade de produção de 26,5 milhões de toneladas de minério de ferro por ano.

A operação conta com o maior mineroduto de minério de ferro do mundo (529 km de extensão), que liga a região da Mina da Anglo American, em Conceição do Mato Dentro (MG), ao Porto do Açu, em São João da Barra (RJ), atravessando 33 municípios mineiros e fluminenses.

Para se ter uma ideia da grandiosidade deste projeto, basta imaginar que os navios carregados de minério sairão do Porto com um peso equivalente a mais de 80 mil carros populares. Essa produção será destinada ao mercado externo e abastecerá principalmente as siderúrgicas da Ásia. O Minas-Rio é o principal investimento da Anglo American no mundo e gera cerca de 2 mil empregos diretos e 3,3 mil indiretos.

Detalhes do Projeto

  • Data: 20.12.2014
  • Localização: Conceição do Mato Dentro, Minas Gerais, Brasil
  • Categoria: Calibração de Instrumentos de Medição e Gerenciamento de Ativos PROFIBUS PA.
  • Investor: Anglo American Minério de Ferro Brasil S.A.

MINA E BENEFICIAMENTO

Localizada no município de Conceição do Mato Dentro, na região central de Minas Gerais, a mina do Minas-Rio produz um material rico em ferro. Para atingir a qualidade e formato ideal para ser comercializado, esse material bruto, que é extraído em blocos, precisa passar por vários processos.

Essa transformação acontece na Planta de Beneficiamento, onde os blocos têm seu tamanho reduzido e as impurezas retiradas até atingirem o tamanho (granulometria) e a qualidade (propriedades químicas) adequados para serem utilizados nos processos siderúrgicos de produção de aço.

A Planta de Beneficiamento é composta por vários prédios onde o minério passa por processos secos (britagem e peneiramento) e úmidos, que empregam água, como a moagem, a flotação e o espessamento.

Anglo American.
Disponível em: http://minasrio.angloamerican.com.br/o-projeto/mineroduto/